quinta-feira, 28 de abril de 2016

PISTÃO E BIELA



     O pistão ou embolo, é uma peça cilíndrica(figura n° 9) que fica localizada dentro dos cilindros do bloco do motor, normalmente são fabricados em liga de alumínio, para melhor dissipação do calor gerado pela queima da mistura ar combustível e pelo movimento do mesmo contra as paredes do cilindro. Normalmente na parte superior do pistão encontra-se as ranhuras ou caixas, onde aloja-se os anéis de segmentos, que evitam a passagem dos gases proveniente da queima ar e combustível passar para o cárter, assim assegurando uma melhor compressão e desempenho do motor. Normalmente são encontrados três anéis, dois de compressão(Figura 1) e o terceiro é uma anel especial(Figura 2) responsável pela rapagem das laterais do cilindro assim garantindo uma boa lubrificação dos anéis e cilindro e evitado que passe óleo lubrificante do cárter para a câmara de combustão. o Pistão possui dos orifícios circulares onde se fixa a biela por meio de um eixo em aço conhecido como pino(Figura 8) e Trava(Figura 3) que evita que o pino se solte e danifique as laterais do cilindro, ele se prende ao pé da biela que é ligado ao virabrequim. A Biela(Figura 4) é a peça que transforma o movimento retilíneo de subida e descida do pistão em movimento circular do virabrequim. Na cabeça da biela encontra-se as Bronzinas(Figura 5) que são fabricadas de aço e revestido com material mais fino(Bronze) anti-fricção, com propriedades para diminuir o atrito.

Um comentário: