Mas primeiro, você tem que saber que o motor tem um sincronismo, do "bloco" com o "cabeçote". Esse sincronismo na verdade, é nada mais que a união do virabrequim com o comando de válvulas, por meio de correias ou corrente. O comando de válvula, por sua vez aciona as válvulas por meio de ressaltos fazendo com que não ocorra a colisão das válvulas do cabeçote com os pistões do bloco, para um perfeito funcionamento...
Na admissão, o pistão sai do PMS "ponto morto superior" (Ponto máximo que o pistão alcança ao subir dentro do cilindro) desce para o PMI "ponto morto inferior" (ponto máximo que o pistão chega ao descer dentro do cilindro) com a válvula de admissão aberta e a de escape fechada, o bico injetor, normalmente localizado no coletor de admissão, injeta o combustível pressurizado no cilindro pela a abertura da válvula de admissão. O pistão succiona o ar da atmosfera, que passa pelo filtro de ar, normalmente localizado no cofre do motor, assim enche o cilindro de ar e combustível.
Na compressão, a válvula de admissão fecha e o pistão sai do PMI, sobe novamente para o PMS comprimindo toda a mistura que foi succionada, melhorando a eficiência para combustão.
Na explosão, quando o pistão chega ao PMS, a central de injeção eletrônica manda uma descarga elétrica, proveniente da bobina de ignição, que passa pelos cabos de alta tensão até chegar as vela localizada no cabeçote, a mesma solta uma centelha (descarga elétrica) que passa entre seus eletrodos, e inflama a mistura. Os gases Proveniente da queima do ar e combustível se expande empurrando o pistão violentamente para baixo (esse é o único tempo que gera força ao motor).
Na exaustão, o pistão encontra-se no PMI, a válvula de escape se abre, o pistão sobe para o PMS expulsando os gases proveniente da queima da mistura, pelo sistema de exaustão.(ESCAPAMENTO)
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