O Virabrequim ou arvore de manivelas(Figura 1) é o eixo central do motor, é feito de matérias nobres, normalmente são fundidos em aço carbono, pois demanda muita rigidez da peça para suportar os "solavancos" dos pistões, transformando assim, os movimentos verticais dos pistões, em movimentos giratórios, que é transmitido ao volante do motor que "amortece" e suaviza as vibrações do conjunto. O virabrequim é acoplado ao bloco por meio de munhões que rodam sobre duas capas de metal anti-fricção chamados de bronzinas(Figuras 2,3,4), os moentes do virabrequim são ligadas a cabeça da biela também revestida por bronzinas(Figuras 5,6), contrários aos moentes encontra-se contra pesos para equilibrar o balanceamento. São vazados para que aja uma lubrificação permanente nos mancais de apoio e biela.
sexta-feira, 29 de abril de 2016
VIRABREQUIM
O Virabrequim ou arvore de manivelas(Figura 1) é o eixo central do motor, é feito de matérias nobres, normalmente são fundidos em aço carbono, pois demanda muita rigidez da peça para suportar os "solavancos" dos pistões, transformando assim, os movimentos verticais dos pistões, em movimentos giratórios, que é transmitido ao volante do motor que "amortece" e suaviza as vibrações do conjunto. O virabrequim é acoplado ao bloco por meio de munhões que rodam sobre duas capas de metal anti-fricção chamados de bronzinas(Figuras 2,3,4), os moentes do virabrequim são ligadas a cabeça da biela também revestida por bronzinas(Figuras 5,6), contrários aos moentes encontra-se contra pesos para equilibrar o balanceamento. São vazados para que aja uma lubrificação permanente nos mancais de apoio e biela.
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