O cárter é a parte inferior do motor, fica localizado abaixo do bloco, nele fica acumulado o óleo lubrificante. Sua função é assegurar um nível contante na entrada da bomba de óleo enquanto o motor está em funcionamento, para que não falte lubrificante e consequentemente causar danos aos componentes internos do motor. Com o motor desligado, o óleo escorre das partes superiores do motor por gravidade até que chegue novamente ao cárter. Vale lembrar que para cada tipo de motor tem uma certa quantidade de lubrificante estipulado pela engenharia do motor, esses não podem violados, pois um nível superior ou inferior, ou viscosidades não recomendadas de lubrificante, pode gerar danos ao mesmo. Para verificar o nível de óleo do motor, existe uma vareta de medição na qual fica superficialmente imersa no lubrificante. Para fazer a medição do nível de óleo, o carro deve está frio. Leve em consideração que com o motor frio, o lubrificante aumenta a viscosidade e o volume diminui, o ideal é que na vareta marque o nível entre o máximo e o mínimo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário